Desenvolvida pelo Pesquisador, cirurgião Dentista Bucomaxilofacial e Gerontólogo Eder Huttner (PhD) e equipe. Ao desenvolver sua tese de Doutorado sobre Câncer Bucal e atendimento a pacientes Idosos no Instituto de Geriatra da PUCRS, viu a necessidade de um lubrificante bucal associado a um antimicrobiano Bucal Natural. Com fórmula Inovadora em nível Mundial, a Saliva com Própolis foi desenvolvida para minimizar a Sofrência de idosos que usam muitos medicamentos e tem o efeito colateral da boca seca. A Apis Saliva atua na atenuação dos sintomas da Boca Seca, mantendo a mucosa bucal umidificada e evitando infecções bucais pela ação própolis.
Xerostomia (Boca Seca) A xerostomia (do grego xero, seco, e stoma, boca) é a sensação de boca seca, devida a uma diminuição quantitativa do fluxo salivar em repouso (FSR), quando este baixa para menos de 50% ou de uma alteração da composição da saliva com perda de mucina e consequente diminuição da capacidade de lubrificação bucal(1).
O diagnóstico clínico qualitativo de xerostomia faz-se através da observação de sinais clínicos: a não acumulação de saliva no pavimento da boca, os lábios secos, a textura alterada (saliva branca, espumosa, fibrosa ou pegajosa), a recorrência de candidíase oral, a glossiteatrófica, a persistência de cáries dentárias, as erosões ou abrasões dentárias, a dor crônica ou ardência, o mau sabor e a dificuldade em falar e deglutir, e a sensação de areia nos dentes. São suficientes quatro destes sintomas para presunção de xerostomia.(2)
Própolis A palavra própolis de origem inteiramente grega, resultante da junção da palavra pró, que significa em favor de ou em defesa de e a palavra polis, que significa cidade. Portanto, segundo essa versão, Própolis significa a defesa da cidade, compreendendo que a colméia é uma cidade das abelhas. Nos tempos modernos, descobriu-se que ele tem uma ampla gama de atividades biológicas, incluindo antibacteriana, antiviral, fungicida, antiinflamatória, antioxidante, hepatoprotetora, sequestradora de radicais livres, imunomoduladora, antidiabética, anestésica local, radioprotetora e tumoricida. ou anticancerígeno (3).
No odontologia a Própolis tem ação:
- Ação antimicrobiana inibindo a formação de placa bacteriana (4,5)
- Ação antimicrobiana inibindo bactérias da doença periodontal (6,7,8,9)
- Ação preventiva sobre a mucosite induzida por quimio e radioterapia (10,11)
- Ação antifúngica (candidíase) (12)
Doenças que causam Xerostomia
- Desidratação;
- Tabagismo;
- Diabetes;
- Respiração pela boca;
- Má higiene bucal
- Radioterapia;
- Síndrome de Sjogren.
Medicamentos que causam Xerostomia
- Antialérgicos de primeira geração (dexclorofeniramina e hidroxizina);
- Remédios contra náuseas (prometazina e dimenidrinato);
- Antidepressivos tricíclicos (amitriptilina e nortriptilia);
- Antipsicóticos (haloperidol e clozapina)
- Broncodilatadores (salbutamol e salmeterol);
- Descongestionantes nasais (fenilefrina e efedrina);
- Moderadores de apetite;
- Anti-hipertensivos;
- Diuréticos;
- Sedativos;
- Antispasmódicos;
- lítio;
- Omeprazol.
Tratamento da xerostomia
O tratamanto consiste em identificar a causa. Usar estimulantes e lubrificantes bucais